“Com a moderação do professor Fernando Gomes, realizou-se no dia 18 de Janeiro de 2012 uma conferência sobre o tema “Associativismo e Voluntariado Juvenil”.

O CAVA – Clube de Amigos de Vieira, foi apresentado pelo seu presidente Dr. Filipe de Oliveira, destacando o enorme crescimento que a associação tem tido nos últimos anos, tendo conquistado o reconhecimento dos vieirenses na Gala do Desporto. Entre inúmeras atividades realizadas de cariz social, cultural e desportivo, realçou o destaque que as Conferências têm tido, uma vez que têm conseguido a participação de nomes conhecidos do nosso país, como Marcelo Rebelo de Sousa, Marinho Pinho, entre outros. Ficou também a promessa de que irão continuar a trabalhar em parceria com outras instituições como é o caso do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, assim como para valorizar esta nobre Vila de Vieira do Minho.

Com esta iniciativa o Clube de Solidariedade pretendeu dar a conhecer boas práticas de associativismo e diferentes formas de voluntariado juvenil, criar redes de parceria entre as diversas instituições e mobilizar os jovens para uma participação cívica e solidária mais ativa. O Clube de Solidariedade está aberto a todos, desde jovens voluntários até a jovens e famílias que possam precisar de algum apoio ao nível da alimentação, vestuário e brinquedos.”