No dia 4 de Dezembro realizou-se o “HANDDICAVA 2012″, em Vieira do Minho, evento que incluiu o “5º Encontro Experimental de Andebol” e o “Torneio CAVA”. Este evento foi inserido nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no 7º aniversário do CAVA e no 22º aniversário da ANDDI.

No Pavilhão Municipal Prof. Aníbal Nascimento estiveram cerca de 80 participantes de sete instituições do norte do país: CARPD-Touguinha (Vila do Conde), Clube CERCIFAF (Fafe), Clube CERCIGUI (Guimarães), Clube APPACDM-Gaia, MADI (Vila do Conde) e alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso) e da Escola EB/S Vieira de Araújo (Vieira do Minho).

Quem também marcou presença neste duplo evento foram os jogadores internacionais José Rolo, José Ricardo Costa e Luís Bogas do ABC de Braga, que para além de interagiram com os jovens praticantes, arbitraram alguns jogos.

Relativamente ao “Torneio CAVA”, o Clube Gaia fica na história por ter sido a primeira equipa a vencer uma competição de andebol para jogadores com deficiência intelectual, batendo numa final muito bem disputada o Clube CERCIFAF por 9-6.

De referir ainda, que o CAVA anunciou a criação de um núcleo de desporto adaptado, dando aos jovens deficientes de Vieira do Minho uma oportunidade extra-escolar de praticarem desporto com regularidade.