O Clube Amigos de Vieira (CAVA) lançou no terreno um projeto fotográfico de revisitação e evocação da obra e da memória do padre José Carlos Alves Vieira (1880-1962), uma figura maior das letras e da cultura do concelho de Vieira do Minho, cuja vida atravessou os séculos XIX e XX.

Para o efeito, o CAVA convidou o fotógrafo multipremiado Miguel Proença, cujas imagens atuais irão integrar uma publicação com excertos da obra quase centenária do padre Alves Vieira. “Pretendemos ampliar o conhecimento da obra de uma das figuras maiores da história e da cultura vieirenses”, explica Filipe de Oliveira, fundador e presidente do CAVA.

O projeto, intitulado “Padre José Alves Vieira – Textos e Imagens de Vieira do Minho”, convida todos os vieirenses e pessoas interessadas pela história do concelho a revisitar a obra literária mais importante sobre o concelho de Vieira do Minho – o livro “Notícia Histórica e Descritiva”, da autoria do padre José Carlos Alves Vieira, que teve a primeira edição em 1925.

“Este livro é uma monografia do belo concelho de Vieira do Minho, ilustrada com numerosas imagens do início do século XX”, destaca Filipe de Oliveira, para quem o padre Alves Vieira “é um filho da terra e um dos vieirenses mais emblemáticos ao nível do estudo e divulgação da nossa história e da nossa cultura”.

Padre, escritor, jornalista e biógrafo de Vieira do Minho, o padre José Alves Vieira deixou um legado impagável. A obra “Notícia Histórica e Descritiva”, com cerca de 570 páginas, retrata Vieira do Minho em todas as dimensões: a geografia e a importância histórica, a agricultura, a indústria, os recursos naturais, as freguesias, os costumes regionais, etc.

“Queremos que os vieirenses se apercebam das mudanças da nossa terra ao longo de um século, cruzando textos de há cem anos com imagens atuais”, afirma Filipe de Oliveira, estimando que o trabalho final, que tem o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), possa ser apresentado publicamente durante a primavera de 2022.

O padre José Carlos de Sousa Alves Vieira, que desde 2013 dá nome à Biblioteca Municipal de Vieira do Minho, nasceu em 12 de março de 1880, na freguesia de Pinheiro, e faleceu 82 anos depois, no dia 10 de outubro de 1962, curiosamente, no dia de abertura do Concílio Vaticano II.

Em Vieira do Minho era conhecido pelo Padre Zé da Fonte, numa alusão à Casa da Fonte, onde nasceu, viveu e faleceu.