João De Araújo Costa
“CAVA E AS PESSOAS CENTENÁRIAS DE VIEIRA DO MINHO”
Nascido a 30 de setembro de 1920, João de Araújo Costa é um centenário bem-humorado.
Seguindo as pisadas da mãe, tornou-se também Professor. Mas relembra, com orgulho, o pai agricultor.
Recorda a freguesia do Mosteiro, que o viu nascer filho único. Um filho único que soube sempre, com todos, partilhar amor e bondade.
Como revela, “o momento mais feliz da sua vida”, foi o dia em que se casou com Joaquina da Trindade Barroso, com quem teve um casal de filhos. “O mais triste”, foi o dia da morte da sua eterna e amada “companheira”.
Homem pouco viajado, passou pela Alemanha, pela Turquia, “e pouco mais”, como refere, mas isso não fez dele um homem menos culto.
Foi presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, durante 10 anos. Afirma que “tudo correu bem”, e que esteve “sempre rodeado de amigos”. Essa foi, aliás, a maior lição que diz ter retirado da vida – a importância da amizade de toda a gente!
Ainda que considere que a vida, hoje, “é horrível”, fruto da pandemia que atravessamos, pois “temos de andar de cara tapada”, o que faz parecer que “estamos num baile de máscaras”, o Professor João de Araújo Costa não se deixa abalar pela tristeza e, com uma gargalhada estridente, faz uma analepse e recorda-se de andar aos grilos, na sua terna infância.
A sabedoria fá-lo partilhar bons conselhos e é aos mais jovens a quem se dirige: “Gostaria de dizer aos mais jovens para respeitarem os mais velhos, pois são eles quem conhecem melhor a vida”. Um facto incontornável!
E qual o segredo para chegar aos 100 anos? Mais uma vez, com humor, responde: “Ainda estar vivo” [risos] e “fazer uma vida sã e tranquila”.
Surpreendentemente, o que o deixa mais feliz é algo inesperado, mas com muito significado: “Sinto-me feliz, por se lembrarem de um velho de 100 anos, que julgou que mais ninguém se importava com ele”.
Caríssimo Professor João de Araújo Costa, as memórias de um centenário são as memórias de um povo. Jamais poderão ser esquecidos os centenários e a riqueza das suas memórias!
__________________________________________________________
Um projecto CAVA, visto pelo olhar atento de Daniel Rodrigues, fotógrafo vencedor do World Press Photo, e João Sousa, videógrafo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.); Câmara Municipal de Vieira do Minho; O Jornal de Vieira; Rádio Alto Ave e Vieira do Minho TV.