Tabuaças
Miguel Leite
Parecem ambos admirados! Miguel Vieira Leite, jovem empresário agrícola, produtor de Suínos de Raça Bísara, em Tabuaças, observando um exemplar da sua exploração, onde o leitão espelha, agradecido, a excelência das condições e ambiente em que foi criado.
Seguindo a grande paixão familiar pelas coisas da pecuária e da agricultura em geral, Miguel, para além de produtor de qualidade, não deixa de ser também um dinamizador e divulgador da atividade, à semelhança de outros jovens que se instalaram com os seus projetos, nesta freguesia.
A freguesia de Tabuaças sempre teve no seu interesse três atividades económicas de eleição: a produção e transformação de madeiras, onde o eucalipto e o pinheiro disputam o lugar cimeiro; a agricultura, com forte peso da pecuária autóctone, onde os Bovinos de Raça Barrosã, Ovinos Bordaleira de Entre Douro e Minho e os Suínos de Raça Bísara são os mais representativos; e o comércio, dada a localização geográfica privilegiada da freguesia de Tabuaças, trespassada pela Estrada Nacional 103, que liga a cidade de Braga a Chaves.
Zona de passagem ancestral para militares, emigrantes, migrantes e veraneantes, que tinham a fronteira de Chaves, a cidade de Braga ou as Termas mais famosas de Portugal, as do Gerês, como destino, devotos do S. Bento da Porta Aberta, que se juntam aos milhares, pelas estradas da freguesia, a quando do 15 de Agosto, para cumprir as suas promessas ao Santo mais visitado do Norte do País.
Todos estes factos tornaram a freguesia de Tabuaças num local estratégico de elevadíssimo potencial Político, Económico e Social, que o futuro e a capacidade humana implantada terão, com certeza, a capacidade de colocar no patamar de importância que sempre mereceu, mas que, muitas vezes, pareceu adormecido, escondido por detrás de uma paixão equivalente à que move um jovem empresário agrícola, produtor de uma raça autóctone.
Autor do texto: Nuno Monteiro