No cumprimento de uma atividade, já com verdadeiros contornos de tradição, decorreu no dia 14 de março de 2016, pelas 11 horas no Auditório Municipal de Vieira do Minho, a sempre expectada Conferência CAVA, desta feita na sua 14.ª edição. O evento resultou de uma parceria entre o CAVA e a Escola Básica/ Secundária Vieira de Araújo.

Enormemente participada e degustada por todos os presentes, esta edição mereceu a presença do ícone do panorama musical português, o polivalente cantor e compositor Pedro Abrunhosa, presença esta que deliciou o público presente.

O cantor, nesta conferência, brindou e cativou os presentes com as suas intervenções muito claras e lúcidas, e que, de uma forma muito bem disposta, charmosa e descontraída, veiculou mensagens de forte exemplo para todos, em particular, para os mais jovens.

Numa postura pautada por um misto de sobriedade, sinceridade  e assertividade, o cantor, sob o signo do tema desta edição, "Os jovens e a música", abordou a temática, com recurso constante à sua experiência de cerca de 30 anos de atividade profissional no mundo da música, tanto nas vertentes de cantor, como de compositor e empresário.

Privilegiando o contacto direto, interativo e partilhado com o público, o cantor deliciou todos os presentes com alguns temas do seu vasto repertório, convidando, amiúde, os jovens presentes a partilhar consigo os momentos aí vividos. Foi o caso da Margarida Lopes e das irmãs Sónia e Marisa Cardoso, a quem foi solicitada a intervenção instrumentista e de canto, em parceria, ao piano, com o conferencista.

Esta edição, mais uma vez, revelou-se extremamente concorrida, tendo abarcado, como habitualmente, um público muito heterogéneo, desde alunos do ensino básico e secundário a cidadãos vieirenses  que, no seu conjunto, encheram o Auditório por completo.

Com esta e as anteriores edições (que contam com o apoio do IPDJ, da Câmara Municipal de Vieira do Minho, da Junta de Freguesia de Vieira do Minho e da Rádio Alto Ave), reiterou-se o já enorme  e inestimável contributo do CAVA no enriquecimento e envolvência cultural, pedagógica, formativa e cívica do concelho de Vieira do Minho.