No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Vieira do Minho recebeu, no dia 7 de dezembro,  o “CAVA.NET 2016”, evento promovido pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI-PORTUGAL) e pelo Clube Amigos de Vieira (CAVA), entidades que, pelo oitavo ano consecutivo, organizam atividades conjuntas.

O “CAVA.NET 2016” teve o apoio da Escola B/S Vieira de Araújo, da Câmara Municipal de Vieira do Minho, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e contou com a presença de Carlos Dias, Coordenador Nacional do Voleibol Escolar e das atletas de Voleibol de Praia e de Voleibol Indoor, Ana Freches (GDC Gueifães) e Fabíola Gomes (Atlético VC).

Para além do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, neste evento, foram, igualmente, assinalados os 26 anos da ANDDI e os 11 anos de existência do CAVA.

Esta foi uma iniciativa bem animada, que incluiu, para além do 1º Encontro Experimental de Badminton, o 6º Encontro de ParaVolei ANDDI/FPV, e que juntou, no Pavilhão Municipal Prof. Aníbal Nascimento, cerca de 100 participantes oriundos de várias instituições do norte do país, entre os quais, o Clube APPACDM de Vila Nova de Gaia, a Casa de Trabalho Fontarcada da Póvoa de Lanhoso, a CERCIBRAGA, o Instituto D. João Novais e Sousa de Braga, o MAPADI da Póvoa de Varzim, o MADI e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, para além do CAVA e da Escola B/S Vieira de Araújo de Vieira do Minho.

Entretanto, aproveitando a oportunidade da realização do “CAVA.NET  2016”, a FPV representada pelo seu Presidente Álvaro Lopes, e a ANDDI-Portugal, através do seu Presidente, Fausto Pereira, e na presença do Vice-Presidente, José Costa Pereira, assinaram um Protocolo de Cooperação entre as duas instituições.

Álvaro Lopes, Presidente da FPV salientou que esta “iniciativa cumpre, mais uma vez, um dos grandes desígnios da Federação Portuguesa de Voleibol, o de contribuir para a inclusão social através da prática desportiva”, enquanto José Costa Pereira, da ANDDI, reconheceu que “em poucos meses, a colaboração entre as duas instituições deu já muitos frutos”.

No decorrer da cerimónia de encerramento do “CAVA.NET 2016”, onde foram entregues os troféus de participação às instituições e entidades convidadas e distribuídas medalhas aos participantes, foi anunciado que, no próximo ano, terá lugar mais uma organização ANDDI/CAVA, desta feita o “RAQUETE_CAVA 2017”, com atividades de Badminton, Ténis e Padel.